Aulas extra curriculares e especiais

MÚSICA 

A Musicalização Infantil desenvolve na criança, além da sensibilidade à música, qualidades como: concentração, coordenação motora, socialização, respeito a si próprio e ao grupo onde está inserida, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional e muitos outros atributos que colaboram para a formação de um indivíduo.

            As aulas de Musicalização, visam desenvolver na criança a musicalidade, aguçar a percepção auditiva, auxiliar na lateralidade, organização, coordenação motora, senso rítmico (através de instrumentos de percussão, parlendas, atividades rítmicas corporais, brincadeiras), socialização e disciplina.

            Durante as aulas, são cantadas músicas conhecidas das crianças, novas canções são apresentadas e canções folclóricas brasileiras são resgatadas, fazendo assim parte do nosso repertório. A percepção musical é trabalhada desde o início, fazendo com que as crianças apreciem sons diferentes e músicas que serão trazidas para a sala de aula.

            As crianças possuem contato com diversos objetos sonoros e instrumentos de percussão, como por exemplo pandeiros, tambores, castanholas, caxixis, clavas, chocalhos, martelinhos, côcos, guizos, triângulos, entre outros.

            As quatro principais propriedades do som são trabalhadas. O timbre, através de sons de animais, sons do dia a dia, vozes humanas e instrumentos musicais; a intensidade através de instrumentos de percussão tocados de maneira forte e fraca; o andamento, tocando instrumentos rápida e lentamente, e também através de ritmos corporais; e a altura, através de instrumentos como a flauta e o teclado, imitação de vozes e animais.

            Sempre com muita brincadeira, criatividade, novidade e animação as aulas são ministradas às crianças, que com certeza serão grandes amigas da música!

 

INGLÊS                                                                                                                                                        Na infância o ser humano está biologicamente mais preparado para adquirir uma segunda língua, devido à sua ampla flexibilidade mental nessa fase da vida. O cérebro, em pleno desenvolvimento, facilita a construção de novas habilidades. As crianças tem maior facilidade na pronúncia e melhor fluência devido a grande capacidade de diferenciar sons e maior flexibilidade muscular no sua aparelho articulatório.

CAPOEIRA                                                                                                                                                    Capoeira é uma forma de expressão do que há de mais belo e original em nossa cultura, por isso inserimos aulas de capoeira na nossa rotina. A capoeira traz as nossas vidas a noção de cidadania, brasilidade, amor e admiração pelo que é nosso. Sendo a brasilidade e vivência de cidadania , sendo amor, música, dança, jogo e brincadeira. A capoeira se transforma num processo valoríssimo de educação. Jogando capoeira, trabalhamos com música, ritmo e canto, desenvolvendo o equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e disciplina, sem sobre carregá-los, apenas usando o próprio corpo, vivenciando desafios de aprendizagens mais complexos, principalmente em função de seu próprio desenvolvimento físico e emocional. A capoeira é educação em processo vivo, não tão sistemático, mas integrador e orientador de crianças que convivem nas escolas prontas para desenvolver suas condutas psicomotoras como: lateralidade, estruturação espacial, relação espaço-temporal, tempo de reação, coordenação motoro, ritmo, etc. Sempre fazendo com que a criança aprenda por ela mesma, descobrindo seu corpo, seus limites e aflorando todas as suas potencialidades, sem regras, mas sim, princípios pedagógicos que venham ressaltar a criatividade própria. Tudo isso justifica a nossa escola em relação ao desenvolvimento psicomotor das crianças e está mais do que adequado a nossa concepção construtivista de ensino.

JUDÔ                                                                                                                                                                  Na infância a criança se expressa através do movimento. O desenvolvimento do esquema corporal é um dos fatores mais importantes nessa fase, pois é o meio pelo qual a criança toma consciência de seu corpo e das possibilidades de expressar-se através dele.

A prático do Judô tem influência sobre os aspectos motores, cognitivos e afetivos da criança, ajudando a desenvolver: equilíbrio, coordenação motora, lateralidade, respeito, disciplina, orientação espaço-temporal, concentração, paciência e amizade. Por causa dessa influência positiva sobre os aspectos psicomotores, o Judô tem grande importância desde a educação infantil, pois ajuda a criança a se desenvolver melhor e de forma global.

BALÉ                                                                                                                                                                   Dançar é uma diversão! Talvez seja por isso que tantas crianças gostem da atividade. Mas quando se trata de dançar balé, a atividade pode ser ainda mais importante. O balé é uma das atividades mais recomendadas para crianças e pode ser praticada por ambos os sexos. O balé combina atividades físicas com musicalidade, lateralidade, coordenação motora e um pouco de teatralização, esta é considerada uma atividade bastante completa para as crianças. Além disso, o balé auxilia na concentração, postura e ritmo, que são importantes para muitas outras atividades. Nem todo mundo sabe, mas o balé é considerado uma arte cênica, pois busca contar uma história através da evolução de uma dança e movimentos corporais, que exigem não só uma boa dedicação da criança, como também muita coordenação motora para se mover corretamente conforme a música.

O balé trabalha tanto o corpo quanto a mente, ajudando no desenvolvimento infantil como um todo. Para crianças que têm dificuldade de concentração na escola, por exemplo, o balé é uma atividade super indicada para auxiliar nessa questão, trabalhando diretamente em conjunto com a escola da criança.

A dança é um ótimo estimulante, principalmente no que diz respeito à circulação sanguínea e ao sistema respiratório. Crianças com problemas como bronquite e asma podem melhorar muito rapidamente devido a atividade cardiovascular que o balé proporciona. O balé pode ser uma ótima atividade para crianças que apresentam sobrepeso, pois também é uma atividade aeróbica que favorece o aumento do gasto calórico. Atividades que envolvem dança já são consideradas ótimas técnicas para combater a obesidade infantil e o colesterol alto.

Crianças que apresentam problemas de postura podem melhorar muito ao praticar balé, pois a atividade exige uma recorrente correção postural. A boa postura facilita a execução dos exercícios e a performance das crianças, o que faz com que ela acabe se auto corrigindo mesmo quando não esteja praticando as aulas de dança, que também colabora com o desenvolvimento muscular e formação da coluna.

O balé ajuda a criança a aumentar a flexibilidade, resistência, agilidade e equilíbrio, além de melhorar seus reflexos, o que é ótimo, pois ela conseguirá praticar todo tipo de atividade física. O balé pode ajudar no desenvolvimento da sensibilidade das crianças, levando-as a se expressar melhor, principalmente no que diz respeito à socialização de crianças mais tímidas. A atividade também ajuda a relaxar e a liberar endorfina, que fazem bem não só ao corpo, como também a mente.

Crianças com problemas de autoestima, sintomas de stress ou ansiedade podem encontrar no balé uma oportunidade de melhora, não só devido à atividade em si, mas também devido ao contato frequente com outras crianças.